Introdução aos Direitos Humanos 1

Existir coletivamente – uma introdução aos Direitos Humanos I

Formação: Usina de Valores

Olá, cursista!

É uma alegria recebê-la/o nesta formação. 

Ao longo dos três módulos pretendemos apresentar alguns conteúdos relacionados aos direitos humanos. Esperamos que esta introdução possa contribuir de alguma forma com as reflexões de cada participante sobre o tema.

Entendemos a urgência dessa discussão e acreditamos que esse assunto deve ocupar um papel central nas políticas  e ações em nível global, assim como nas relações cotidianas. A discussão deve estar nas mesas dos bares, nas igrejas, no ônibus, no almoço aos domingos, nas salas de aula, na pauta dos movimentos sociais e nas prioridades das políticas públicas.

Tomando a liberdade de adaptar uma célebre frase de José Martí, jornalista, político e professor cubano, podemos dizer que “quem não se sentir ofendido com a ofensa feita a outros homens [seres humanos], quem não sentir na face a queimadura da bofetada dada noutra face, seja qual for a sua cor [o seu gênero, a sua classe social, a sua aparência…] não é digno de ser homem [humano].”

Ao longo dos módulos traremos várias referências de pessoas fundamentais nesse debate, que ampliam percepções, olhares, nos abrem para a escuta. Sugerimos que após o término do curso, sigam explorando essas referências e os caminhos que forem se abrindo a partir delas.

Bom percurso!