Olá, cursista!
É com muita alegria que te recebemos no Curso “Gênero, mulheres e poder: Desafios e perspectivas”.
Nele, você contará com a facilitação de Odara Viana, professora, pesquisadora nas temáticas de violência racial e de gênero, práticas antirracistas, genocídio da população negra e dinâmicas territoriais, além de ativista no enfrentamento à violência contra crianças, adolescentes e mulheres.
O curso propõe uma análise crítica do conceito de gênero como construção histórica e cultural, em sua articulação com poder, raça e classe, incorporando epistemologias negras, decoloniais e críticas não ocidentais. Serão discutidos os processos de apagamento das mulheres, em especial das mulheres negras, na história oficial e nas estruturas de poder, bem como as estratégias de resistência desenvolvidas a partir de suas próprias vozes e territórios. Por fim, serão exploradas práticas feministas e coletivas que questionam hierarquias sociais e constroem alternativas de cuidado, resistência e horizontalidade, oferecendo novas perspectivas para pensar poder e organização social.

Odara Viana - Mestra em Serviço Social e Políticas Sociais pela UNIFESP Baixada Santista e bacharela em Serviço Social. Atualmente, é professora do curso de Serviço Social da UNIFECAF, onde também coordena o Núcleo de Estudos e Debates Antirracistas "Marielle Franco". Atua também na coordenação do Serviço de Proteção Social a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (SPSCAVV).
Suas pesquisas e práticas concentram-se nas temáticas de violência racial e de gênero, práticas antirracistas, genocídio da população negra e dinâmicas territoriais. Com experiência em diversos territórios do Estado de São Paulo, especialmente no enfrentamento à violência contra crianças, adolescentes e mulheres, constrói sua trajetória profissional a partir da práxis: articulando teoria crítica e atuação comprometida com a equidade e justiça social por meio da garantia e ampliação dos direitos sociais, sobretudo, nas Políticas Públicas de Assistência Social e Direitos Humanos.