Curso Educação em Direitos Humanos

Educação em Direitos Humanos e Questões Sociais Contemporâneas

Formação: Respeitar É Preciso!

OLÁ CURSISTA,

É muito bom ter você no curso “Educação em Direitos Humanos e Questões Sociais Contemporâneas”, promovido pelo Instituto Vladimir Herzog em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
Esta ação formativa faz parte do Projeto Respeitar é Preciso! de Educação em Direitos Humanos (EDH) e todo o conteúdo foi preparado seguindo os princípios conceituais e metodológicos das Diretrizes para a Educação em Direitos Humanos, a partir de textos de especialistas e também do material dos Cadernos do Respeitar!, em especial do volume “EDH para Todas as Idades”.

Neste curso vamos ampliar a fundamentação para a Educação em Direitos Humanos em temas centrais como a relevância do convívio escolar para que a educação se realize, incluindo a formação em valores, além de propiciar a percepção sobre a importância do respeito mútuo e o respeito às diversidades (em especial as raciais e de gênero), como prática cotidiana. Vamos também compreender as relações de autoridade e democracia na escola, conhecer as visões de punição e responsabilização e compreender as violências simbólicas, institucionais, físicas e psíquicas.

BOA FORMAÇÃO!