É uma alegria receber você nesta formação. Nesse curso você poderá percorrer, na ordem da sua preferência, dez módulos com videoaulas e textos sobre temas específicos relacionados à ditadura civil-militar brasileira.
Desde 2014, o Portal Memórias da Ditadura é um dos maiores acervos de conteúdos sobre a ditadura civil-militar no Brasil. Aproveite este curso para adentrar nos documentos e páginas do Portal com maior apropriação e conhecimento sobre cada tema.
Estão prontos para essa jornada? Esperamos que sim!
Equipe Memória, Verdade e Justiça do Instituto Vladimir Herzog
Aula 1 - Trabalhadores na ditadura, greves e luta social
Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), bacharel e licenciada em História pela mesma universidade e mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É pesquisadora do Centro Nacional do Folclore e Cultura Popular (CNFCP), unidade especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Rio de Janeiro. Foi vinculada ao projeto Políticas Públicas de Memória para o Estado do Rio de Janeiro: pesquisas e ferramentas para a não repetição, desenvolvido pela PUC-Rio em parceria com a FAPERJ e a Comissão da Verdade do Rio (CEV-Rio). Trabalhou como Analista de Pesquisa da Comissão Nacional da Verdade (CNV). Foi professora de história na educação básica da rede pública municipal do Rio de Janeiro. É vinculada ao grupo de estudos “Observatório da História da Classe Trabalhadora”, vinculado ao Instituto e ao Programa de Pós-Graduação em História da UFF.
Aula 2 - Política econômica da ditadura e o falso milagre
Possui graduação em Ciências Econômicas e mestrado em Desenvolvimento Econômico, ambos pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde atualmente faz doutorado. É técnico do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). Professor na Escola DIEESE de Ciências do Trabalho nos cursos de extensão e pós-graduação.
Aula 3 - Apoio do empresariado à ditadura
Rejane Carolina Hoeveler é graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre e doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Colaborou com a Comissão Nacional da Verdade (CNV), sendo co-autora do Texto 8 do Tomo II do Relatório Final da CNV, sobre a atuação da sociedade civil e empresariado em apoio à ditadura. Atualmente é pós-doutoranda na Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
Aula 4 - Porões, repressão e tortura na ditadura
Doutor (2019) e Mestre (2010) em História Social pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), foi pesquisador visitante na Duke University (out/2015 - jul/2016) com recursos do Programa PDSE/Capes. Estuda raça-cor, industrialização, urbanização, formação político-partidária e suas conexões com a classe trabalhadora da região Sul Fluminense do Estado do Rio de Janeiro. Faz parte da Rede de Historiadores e Historiadoras Negras, do Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho (LEHMT) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Grupo de Estudos dos Mundos do Trabalho e Pós-Abolição (TRAMPA-UFRRJ) e, mais recentemente, integra a equipe de Projetos do Clube Palmares de Volta Redonda/RJ.
Aula 5 - Educação, escolas e universidades na ditadura
Licenciado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em História e Culturas Políticas pela mesma instituição e doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). É autor do livro “Professores universitários na mira das ditaduras: UFMG (Brasil, 1964-1969) e UTE (Chile, 1973-1981) no contexto das reformas do ensino superior”. Também é professor de História da rede pública municipal de São Paulo.
Aula 6 - Mulheres, cotidiano e resistência na ditadura
Maria Cláudia Badan Ribeiro é Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), Pós-Doutora pelo Instituto de Altos Estudos da América Latina (IHEAL-Sorbonne Nouvelle) e pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Aula 7 - LGBTs e repressão sexual na ditadura
Helena Vieira é transfeminista, escritora e dramaturga, com artigos em coletâneas como Explosão Feminista e História do Movimento LGBT no Brasil. Foi professora na Escola Superior da Magistratura do Ceará e na Pós-Graduação do Itaú Cultural, ministrando disciplinas sobre direitos LGBTs e gestão cultural. Como dramaturga, dedica-se à pesquisa de teatro e memória, culminando no espetáculo Jango Jezebel: Onde estavam as travestis na ditadura. Durante a pandemia, aproximou o público do pensamento feminista descolonial com encontros on-line com pensadoras latino-americanas. Atualmente, é colunista da Revista Cult e Coordenadora de Projetos na organização More In Common Brasil.
Aula 8 - Negros, negras e questão racial na ditadura
Bacharela e licenciada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre e doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem interesse nas temáticas de História da América Latina, educação e relações raciais. É professora concursada da rede estadual do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ).
Aula 9 - Operação Condor e ditaduras do Cone Sul
Doutor em História Social na Universidade de São Paulo (USP, 2024), com período sanduíche na American University (EUA, 2021/2022). Foi pesquisador convidado na Universidad de Buenos Aires (Argentina, 2022) e na Universität Hamburg (Alemanha, 2024). Mestre (2018) e Graduado em História (2015) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pesquisa História da América Latina Contemporânea, com ênfase em Direitos Humanos, História Política e História das Ideias. Atuou como docente no curso de graduação em História do Centro Universitário Sumaré (2018 - 2020). Autor de "Revolução e Paraíso: Conflito de Ideias na Igreja Latino-Americana (1968 - 1979)" (EDUNILA, 2021) e coorganizador de "Das violências na História: Instituições, (Inter)subjetividades e Direitos Humanos" (2021).
Aula 10 - Cinema e movimentos cinematográficos na ditadura
Cineasta e doutoranda na ECA/USP, mestra pela Sorbonne Nouvelle sob orientação de Philippe Dubois. Diretora dos documentários “Histórias que nosso cinema (não) contava” (2017), “Zona Árida” (2019) e “Vai e Vem” (2022), com passagem em festivais como IDFA, DOC NYC, DocLisboa, Festival du Nouveau Cinéma, DOK Leipzig e Festival de Brasília.
Instituto Vladimir Herzog | Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade.