Você ainda não tem acesso ao conteúdoVocê ainda não tem acesso ao conteúdoVocê ainda não tem acesso ao conteúdoVocê ainda não tem acesso ao conteúdoVocê ainda não tem acesso ao conteúdoVocê ainda não tem acesso ao conteúdoVocê ainda não tem acesso ao conteúdoVocê ainda não tem acesso ao conteúdoVocê ainda não tem acesso ao conteúdoVocê ainda não tem acesso ao conteúdoVocê ainda não tem acesso ao conteúdoVocê ainda não tem acesso ao conteúdoVocê ainda não tem acesso ao conteúdoVocê ainda não tem acesso ao conteúdoVocê ainda não tem acesso ao conteúdoVocê ainda não tem acesso ao conteúdoVocê ainda não tem acesso ao conteúdoVocê ainda não tem acesso ao conteúdoVocê ainda não tem acesso ao conteúdo
Gênero e Direitos Humanos 1

Gênero e Direitos Humanos: Uma perspectiva histórica

Formação: Usina de Valores

Olá, cursista!

É uma alegria receber você nesta formação. Ao longo de todo processo você contará com especialistas e ativistas que juntos vão compartilhar conhecimentos, experiências e ações que envolvem Direitos Humanos e o Gênero. Desejamos que este seja um espaço diverso, plural e acolhedor.

Para abrir esta jornada, iniciaremos nossas discussões dialogando sobre a construção de gênero, e como ele atravessa o próprio sentido do que é a humanidade, e por consequência os Direitos Humanos.

Na primeira parte deste curso, no módulo 1 “No princípio era o Gênero: Mulheres e Direitos Humanos”, faremos uma análise crítica da influência do discurso religioso sobre constituição. Utilizaremos como base para tal, o Movimento Sufragista da virada do século XIX para o XX, momento fundamental para o início da luta feminista que garantiram o direito ao voto para as mulheres.

Em seguida, no módulo 2 “Existir e amar é direito: população LGBTQIAP+ e direitos humanos”, debateremos sobre a invisibilidade e violência sofrida pela população LGBTQIAP+. Para isso, resgataremos a história do indígena Tibira, primeira vítima de homofobia do Brasil, ainda no período colonial. Destacaremos a potência do transativismo nas lutas antimanicomiais, e na conquista dos direitos relacionados à saúde do segmento LGBTQ.

Por fim, no módulo 3 “Um caminho para equidade: Direitos Humanos é para todes”, trabalharemos a dimensão prática do comprometimento com os direitos humanos e de que maneiras podemos fortalecer esse debate em nossa comunidade.

Ao longo dos debates você é convidado/a a refletir e interagir de forma ativa com esses conteúdos.

Bons estudos!

Aproveitamento


Conteúdo – Curso

Apresentação
Módulo 1: No princípio era o Gênero: Mulheres e Direitos Humanos
Módulo 2: Existir e amar é direito: População LGBTQIAP+ e Direitos Humanos
Módulo 3: Um caminho para equidade: Direitos Humanos é para todes
FINAL
AVALIAÇÃO DE SATISFAÇÃO – IVH