Sobre o Curso
É uma alegria receber você nesta formação. Ao longo de todo processo você contará com especialistas e ativistas que juntos vão compartilhar conhecimentos, experiências e ações que envolvem Direitos Humanos e o Gênero. Desejamos que este seja um espaço diverso, plural e acolhedor.
Para abrir esta jornada, iniciaremos nossas discussões dialogando sobre a construção de gênero, e como ele atravessa o próprio sentido do que é a humanidade, e por consequência os Direitos Humanos.
Na primeira parte deste curso, no módulo 1 “No princípio era o Gênero: Mulheres e Direitos Humanos”, faremos uma análise crítica da influência do discurso religioso sobre constituição. Utilizaremos como base para tal, o Movimento Sufragista da virada do século XIX para o XX, momento fundamental para o início da luta feminista que garantiram o direito ao voto para as mulheres.
Em seguida, no módulo 2 “Existir e amar é direito: população LGBTQIAP+ e direitos humanos”, debateremos sobre a invisibilidade e violência sofrida pela população LGBTQIAP+. Para isso, resgataremos a história do indígena Tibira, primeira vítima de homofobia do Brasil, ainda no período colonial. Destacaremos a potência do transativismo nas lutas antimanicomiais, e na conquista dos direitos relacionados à saúde do segmento LGBTQ.
Por fim, no módulo 3 “Um caminho para equidade: Direitos Humanos é para todes”, trabalharemos a dimensão prática do comprometimento com os direitos humanos e de que maneiras podemos fortalecer esse debate em nossa comunidade.
Ao longo dos debates você é convidado/a a refletir e interagir de forma ativa com esses conteúdos.
Especialista
Pâmella Ferreira Campos
Educadora, historiadora, pesquisadora de gênero e religião, especificamente mulheres evangélicas e fundamentalismo cristão. Podcaster no canal O reino em pessoa e atua como ativista antifundamentalista e pelo diálogo inter religioso.