Olá, cursista!
É com muita alegria que te recebemos no Curso “Preservação da Memória Comunitária”.
Nele, você contará com os especialistas Fernando Filho e Adriano José de Souza, pesquisadores e educadores na área das Ciências Sociais Aplicadas.
Os especialistas vão compartilhar o que têm estudado e refletido sobre esse tema tão rico e, juntos, vamos entender porque se faz necessário pensar e analisar criticamente a forma que se constrói e preserva memória.
O curso propõe uma reflexão crítica sobre a construção da história oficial brasileira, evidenciando como ela foi moldada para atender aos interesses das elites e do Estado, por meio do apagamento de memórias e narrativas de populações negras, indígenas e periféricas. A partir do conceito de memoricídio, os módulos abordam o silenciamento histórico, destacam vozes marginalizadas, e apresentam iniciativas acadêmicas, artísticas e comunitárias que reconstroem a história das cidades a partir das vivências de sujeitos historicamente excluídos, promovendo uma nova forma de fazer e narrar a história.
Estão prontos para essa jornada? Espero que sim!
Especialista

Fernando Filho
É doutorando em Sociologia pela Universidade de São Paulo, formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo, tendo como foco de pesquisa, trajetória de intelectuais negros. É professor de Sociologia e História, desde 2015. Trabalhou como jovem articulador na secretaria de Direitos Humanos entre os anos de 2014 e 2016. Atualmente faz parte do coletivo CPDOC Guaianás e do cursinho Popular ACEPUSP.