Introdução aos Direitos Humanos 2

Introdução aos Direitos Humanos II

Formação: Usina de Valores

Olá, cursista! Seja bem-vindo!

É uma alegria receber você nesta formação! Neste curso você vai aprender sobre Direitos Humanos em uma perspectiva histórica.

No primeiro módulo, vamos conversar sobre a história da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 e sua importância para as lutas em defesa dos direitos humanos até hoje. Vamos definir o conceito de direitos humanos que a Declaração consagrou e ainda é usado como guia de milhões de ativistas ao redor do mundo. Além disso, vamos estudar a história do Brasil na sua relação com os direitos humanos. O Brasil foi signatário da Declaração de 1948 e nós conversaremos sobre o que ocorria em nosso país naquele momento. 

No segundo módulo, estudaremos as violações de direitos humanos pela ditadura civil-militar iniciada no Brasil em 1964. Vamos recordar quem foram os atores do golpe de 1964 e suas responsabilidades diretas e indiretas pelas violações de direitos. Também vamos sugerir uma periodização para a ditadura, ajudando você a se localizar no tempo. E o mais importante: vamos identificar quais foram as violações de direitos humanos pela ditadura em diferentes dimensões – os direitos civis, políticos, sociais, econômicos e os crimes de lesa-humanidade.

No terceiro módulo, por fim, vamos estudar quais são as violações de direitos humanos mais comuns da democracia brasileira, de 1988 até hoje. Considerando que a democracia não é sinônimo de encerramento das violências contra a humanidade, vamos verificar quais os mecanismos que permitem a persistência e continuidade das violações de direitos humanos no Brasil democrático. E também vamos identificar quem são os lutadores e lutadoras que batalham pelos direitos humanos na atualidade.

Estão prontos para essa jornada? Espero que sim! 

Bons estudos!

Profa. Joana Salém Vasconcelos