Por dentro do curso

Apresentação

A Formação para subsidiar e fortalecer as ações de Mediação de Conflitos nas atribuições das Comissões de Mediação de Conflitos é composta por:

  • 6 Aulas no AVA de diferentes temas
  • Encontros Online ao Vivo
  • Entrega de Atividade Obrigatória

Aulas

Direitos Humanos, Educação em Direitos Humanos e Mediação de Conflitos

Nesta aula você vai conhecer as principais ideias sobre os Direitos Humanos e da Educação em Direitos Humanos, por meio da discussão de diferentes concepções que costumam circular na sociedade a respeito desses temas – relacionando-os à concepção de Mediação de Conflitos, entendida como uma cultura educacional, para além de um conjunto de técnicas de solução de problemas.


Respeito Mútuo

Respeito é um tema central da educação em valores, em especial da prática da Educação em Direitos Humanos – e essencial para a Mediação de Conflitos. Você vai refletir sobre o papel do respeito no dia a dia da escola e a concepção de respeito mútuo como fundamental para que as relações dentro da escola sejam permeadas de justiça e se preserve a dignidade de todos. Assim, ficará claro o quanto a concretização da proposta da Mediação depende do reconhecimento da presença desses valores nas práticas e atitudes dos educadores.


Mapeamento e Plano de Ação

A atividade de mapeamento da organização e da vida cotidiana da UE é uma potente estratégia para se “pensar a escola” na perspectiva da promoção de relações de respeito mútuo e da afirmação concreta dos valores dos DH. Nesta aula, subsidiada por exercícios, tem início a proposta de construção de um plano que dialogue com as necessidades mais urgentes identificadas a partir da concepção da Educação em Direitos Humanos e da Mediação de Conflitos e que tenha como premissa agregar toda a comunidade nesta construção.


Diversidade e Discriminação

Esta aula oferece subsídios para você se aprofundar na reflexão sobre o cotidiano escolar, iniciada na aula anterior, abordando diversidade no âmbito da EDH, pensada em múltiplos sentidos, partindo do pressuposto inalienável de que todos, independentemente de quaisquer condições, são sujeitos de direito. Isto nos leva necessariamente a pensar e repensar estratégias e formas efetivas de enfrentar e combater todas as formas de discriminação no ambiente escolar, e também fora dele. Do ponto de vista da Mediação de Conflitos é fundamental ter uma visão crítica a respeito dessas questões para não deixar que discriminações “invisíveis” interfiram nas intervenções educativas em situações de conflito.


Mediação de conflitos

Nesta aula, reflexões sobre alguns princípios da Mediação de Conflitos vão possibilitar o estabelecimento de algumas bases que diferenciam as ideias de conflito e violência. Numa reflexão coletiva, será proposto que, a partir dessas ideias sejam pensados critérios para analisar situações inerentes ao ambiente escolar que exijam intervenções educacionais e pedagógicas, no sentido de mediar os conflitos, e também no sentido de experienciar a escuta mútua e a reflexão coletiva no âmbito da escola.


Práticas democráticas na escola

Como último encontro do curso, esta aula vai reconstituir o fio condutor da ação formativa de Educação em Direitos Humanos com a finalidade de relacionar os temas tratados à concepção de democracia tratada na primeira aula, promovendo um debate sobre práticas escolares democráticas e democratizadoras como condição para a Mediação de Conflitos e para a EDH.