Introdução aos Direitos Humanos 2

Preservação da Memória Comunitária

Olá, cursista!

É com muita alegria que te recebemos no Curso “Preservação da Memória Comunitária”.

Nele, você contará com os especialistas Fernando Filho e Adriano José de Souza, pesquisadores e educadores na área das Ciências Sociais Aplicadas.

Os especialistas vão compartilhar o que têm estudado e refletido sobre esse tema tão rico e, juntos, vamos entender porque se faz necessário pensar e analisar criticamente a forma que se constrói e preserva memória.

O curso propõe uma reflexão crítica sobre a construção da história oficial brasileira, evidenciando como ela foi moldada para atender aos interesses das elites e do Estado, por meio do apagamento de memórias e narrativas de populações negras, indígenas e periféricas. A partir do conceito de memoricídio, os módulos abordam o silenciamento histórico, destacam vozes marginalizadas, e apresentam iniciativas acadêmicas, artísticas e comunitárias que reconstroem a história das cidades a partir das vivências de sujeitos historicamente excluídos, promovendo uma nova forma de fazer e narrar a história.

Estão prontos para essa jornada? Esperamos que sim!


Especialista

Fernando Filho

É doutorando em Sociologia pela Universidade de São Paulo, formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo, tendo como foco de pesquisa, trajetória de intelectuais negros. É professor de Sociologia e História, desde 2015. Trabalhou como jovem articulador na secretaria de Direitos Humanos entre os anos de 2014 e 2016. Atualmente faz parte do coletivo CPDOC Guaianás e do cursinho Popular ACEPUSP.


Especialista

Adriano José de Sousa

Historiador e educador, mestre em História Social (FFLCH-USP) com a dissertação “Cotidiano e Lutas Sociais na Periferia de São Paulo: Agentes Históricos da Urbanização de São Mateus” e doutorando em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo na FAU-USP, estudando as narrativas históricas dos coletivos culturais periféricos da cidade de São Paulo. É integrante do coletivo de pesquisadores periféricos Centro de Pesquisa e Documentação Histórica (CPDOC) Guaianás, coordenador e educador popular no movimento negro Uneafro-Brasil, professor da rede municipal de ensino de São Paulo (SME-SP). É professor colaborador de História das Periferias de São Paulo no curso de Arquitetura e Urbanismo da Escola da Cidade (EC).
É formador no Encontro USP-Escola e em cursos de difusão científica na Universidade de São Paulo. Faz parte do conselho consultivo do Arquivo Municipal de São Paulo e integra o Laboratório de Material Didático e Ensino de História (LEMAD/FFLCH-USP) bem como o grupo de pesquisa Cultura, Arquitetura e Cidade na América Latina (CACAL/FAUUSP). Representa o CPDOC Guaianás na Rede de Acervos Populares e de Movimentos Sociais.

Conteúdo do Curso